NOTÍCIAS NACIONAIS

Sintaf-MA participa de reunião na Serra gaúcha com representantes do Fisco estadual brasileiro

Encerrou na última sexta-feira (11) em Gramado, a 183ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) da Federação Nacional dos Fiscos Estaduais e Distrital (Fenafisco). Os trabalhos do CD iniciaram no dia 9 nas dependências do hotel Serra Azul. Na terça-feira (8), foram realizadas reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fenafisco.

O maranhão esteve presente, representado pelo presidente do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão (Sintaf-MA), João José Farah Rios, pelo vice-presidente, João Bentivi, pelo diretor financeiro, Weber Weba, pelo responsável da comunicação do sindicato, Heldon Campos, e o secretário, Alberto Jorge Tavares.

Na pauta do CD, o grupo definiu diretrizes de encaminhamento para o trabalho de conscientização sobre a necessidade de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2007, que trata da autonomia do Fisco brasileiro como condição fundamental para fortalecer o combate à sonegação fiscal. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/2017, que ameaça a estabilidade do servidor público brasileiro, também foi debatido pelos participantes da reunião.
Os participantes da reunião também trataram sobre os demais itens da pauta: sigilo fiscal, Lei Kandir, reformas da Previdência e tributária e sobre a fundação da Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa.

No encerramento do evento, no dia 11, foi realizado o debate sobre a reforma tributária, que teve a participação do presidente da Anfip, Floriano Martins de Sá Neto, e mediação do diretor de Assuntos Técnicos do Sindifisco-RS, Jorge Ritter. O auditor-fiscal gaúcho Giovani Padilha apresentou uma palestra sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias Personalizado (ICMS-P.)

O evento na Serra gaúcha foi organizado pelo Sindifisco-RS. Confira mais informações sobre o CD no Boletim Semanal Sindifisco-RS da próxima quarta-feira.