Últimas Notícias

SINTAF- MA disponibiliza serviço de Terapia Ocupacional para sindicalizados

Em prol da recuperação da saúde e bem estar dos sindicalizados do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão (Sintaf-MA), a presidência da entidade inseriu a Terapia Ocupacional no quadro de serviços ofertados, como o de enfermagem, que vem sendo disponibilizado na Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA) aos servidores.

Pensando no tratamento e na reabilitação dos sindicalizados portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, o Sintaf passou a contar com a profissional da Terapia Ocupacional, Dra Cintia Lopes Rocha, portadora do registro 243483-F do Conselho de Terapia Ocupacional e Fisioterapia ( CREFITO), por intermédio da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, realizados em domicílio.

Na foto, mais um associado, o auditor fiscal aposentado, Cláudio Vaz, em uma das sessões de terapia ocupacional.

O terapeuta ocupacional é o profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o paciente, buscando identificar alterações nas suas funções práticas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.

O que é Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional trabalha com exercícios e terapias que promovem a reabilitação de pessoas que apresentam alguma limitação no aspecto psicomotor e cognitivo. Os profissionais que atuam na área realizam suas atividades junto de seus pacientes a fim de providenciar uma maior autonomia por parte do paciente. O terapeuta ocupacional pertence às profissões que estão incluídas no campo da saúde associadas também a fisioterapia.

A importância do acompanhamento profissional

Obviamente que somente com o acompanhamento de um profissional da área é que suas dúvidas serão sanadas. É importante que os casos de um suposto atraso cognitivo ou psicomotor sejam levados ao conhecimento do terapeuta ocupacional. Se for algo mais grave, o próprio profissional encaminhará ao especialista que pode solucionar o problema.

Para os pacientes que precisam de terapia ocupacional, os exercícios propostos pelos profissionais envolvem objetos e toda uma estrutura que proporciona a prática de movimentos. Essas atividades terapêuticas trazem a autonomia e uma excelente qualidade de vida aos pacientes.

Como contratar o atendimento em Terapia Ocupacional pelo sindicato

Devido a grande a demanda, o sistema está sendo voltado para aposentados e pensionistas que estejam debilitados ou que sejam portadores de Parkson, Alzeihmer, ou que tenham limitação de movimentos que esteja interferindo nas atividades diárias.

Os sindicalizados ativos que necessitarem de atendimento terapêutico ocupacional precisam entrar em contato com a secretaria do Sintaf para uma readaptação da agenda da profissional de terapia ocupacional.