Últimas Notícias

ūüö® Alerta : Sintaf repassa orienta√ß√Ķes para evitar a dissemina√ß√£o do coronav√≠rus

Atento √† situa√ß√£o de pandemia do novo coronav√≠rus, o Sindicato do Grupo Tributa√ß√£o, Arrecada√ß√£o e Fiscaliza√ß√£o (Sintaf-MA), repassa acoes do dia a dia, como lavar as m√£os e evitar aglomera√ß√Ķes, para contribuir na redu√ß√£o de cont√°gio da doen√ßa. Sem a ado√ß√£o das recomenda√ß√Ķes, n√ļmero de casos do coronav√≠rus podem dobrar a cada tr√™s dias

No Maranhão, dois casos já foram registados. Já nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram caso de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação, impossibilitando o rastreamento do vírus.

No final da manhã deste sábado , o governador Flávio Dino, em entrevista coletiva, anunciou novas medidas para combater o coronavírus no Maranhão. Entre elas, está a suspensão por 15 dias de atividades e serviços não essenciais, tais como academias, shopping center, cinemas, teatros, bares, restaurantes, lanchonetes, centros comerciais, lojas e similares.
As medidas est√£o em novo decreto publicado neste s√°bado e come√ßam a valer nesta mesma data. Continuam funcionando os hospitais, cl√≠nicas, laborat√≥rios e demais estabelecimentos de sa√ļde.
Também seguem funcionando a distribuição e o comércio de alimentos pelos supermercados e similares. O mesmo para serviços de abastecimento de água, luz, gás e combustíveis.
Tamb√©m continuam funcionando a coleta de lixo, os servi√ßos funer√°rios, os servi√ßos de telecomunica√ß√Ķes, a seguran√ßa privada e a imprensa.

Entregas em casa
Os restaurantes, lanchonetes e similares poder√£o fazer entregas (delivery) ou manter a retirada no estabelecimento por meio dos sistema drive-thru.
Leia também:
‚ÄĘ Maranh√£o recebe kits e vai acelerar resultados de testes para coronav√≠rus
‚ÄĘ Governo do Maranh√£o tem mais de 100 leitos de UTI exclusivos para casos de coronav√≠rus
‚ÄĘ Maranh√£o inicia vacina√ß√£o contra a influenza para crian√ßas de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e trabalhadores da sa√ļde na segunda-feira (23)
‚ÄĘ SES intensifica a√ß√Ķes de monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 no Maranh√£o

Aeroportos
O governador ressaltou que os aeroportos são de competência federal, por isso medidas não podem ser tomadas neste momento pelo Governo do Estado. A Justiça Federal negou o pedido pelo Maranhão para interromper voos nos aeroportos no Estado.
O governador Flávio Dino disse que aguarda a atuação do governo federal não somente em relação aos aeroportos, mas também a outros serviços e equipamentos pertinentes à União, como bancos e lotéricas.
‚ÄúSe o governo federal n√£o adotar nenhuma medida ao longo desta semana, vamos reavaliar‚ÄĚ, acrescentou.

Na sexta-feira (20), após autorização da Justiça Federal, o Governo do Estado começou a fazer exames nos aeroportos do Estado, com o objetivo de identificar casos suspeitos
Visitas
O decreto deste s√°bado tamb√©m suspende por 15 dias as visitas a pacientes com suspeita de infec√ß√£o ou infectados pelo coronav√≠rus internados na rede p√ļblica ou privada de sa√ļde.
Navios
Também está suspensa a atracação de navio de cruzeiro vindo de estados ou países onde a doença já foi confirmada ou com emergência decretada.
√ďrg√£os p√ļblicos
A suspens√£o por 15 dias tamb√©m vale para √≥rg√£os do Governo do Estado, com exce√ß√Ķes de secretarias como a da Sefaz, Sa√ļde, a de Seguran√ßa, a de Comunica√ß√£o e outras.
Na medida do poss√≠vel, ser√° feito o trabalho a dist√Ęncia.

Casos confirmados
Na sexta-feira (20) √† noite, a Secretaria de Estado da Sa√ļde confirmou o primeiro caso de coronav√≠rus no Maranh√£o, e no s√°bado o segundo.
Nos dois casos os paciente n√£o apresentam sintomas graves. Todas as provid√™ncias de responsabilidade da vigil√Ęncia sanit√°ria est√£o sendo adotadas.
Leitos
O governador Flávio Dino explicou que, em todo o Maranhão, há mais de cem leitos de UTI reservados exclusivamente para casos de coronavírus, numa medida preventiva.
‚ÄúFa√ßo quest√£o de lembrar que a imensa maioria dos casos n√£o demanda interna√ß√£o hospitalar, de acordo com a estat√≠stica internacional. Oitenta por cento dos casos s√£o tratados em casas porque as pessoas n√£o desenvolvem sintomas graves‚ÄĚ, afirmou.

Atitudes fazem a diferença no combate

Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as m√£os e evitar aglomera√ß√Ķes, reduzem o cont√°gio pelo coronav√≠rus. O Minist√©rio da Sa√ļde recomenda a redu√ß√£o do contato social o que, consequentemente, reduzir√° as chances de transmiss√£o do v√≠rus, que √© alta se comparado a outros coronav√≠rus do passado.

As medidas gerais adotadas a todos os estados brasileiros, incluem o refor√ßo da preven√ß√£o individual com a etiqueta respirat√≥ria (como cobrir a boca com o antebra√ßo ou len√ßo descart√°vel ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doen√ßa por at√© 14 dias, al√©m da recomenda√ß√£o para que pacientes com casos leves procurem os postos de sa√ļde. As unidades de sa√ļde, p√ļblicas e privadas iniciaram a triagem r√°pida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmiss√£o dentro das unidades de sa√ļde.

Os v√≠rus respirat√≥rios se espalham pelo contato, por isso a import√Ęncia da pr√°tica da higiene frequente, a desinfec√ß√£o de objetos e superf√≠cies tocados com frequ√™ncia, como celulares, brinquedos, ma√ßanetas, corrim√£o, s√£o indispens√°veis para a prote√ß√£o contra o v√≠rus. At√© mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abra√ßos, apertos de m√£os e beijos no rosto. Essas s√£o as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua fam√≠lia de doen√ßas respirat√≥rias, incluindo o coronav√≠rus.

Para os servi√ßos p√ļblicos e privados, √© indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as m√£os com frequ√™ncia, √°lcool em gel 70% e toalhas de papel descart√°veis. H√° ainda a orienta√ß√£o sobre o uso de m√°scaras e outros Equipamentos de Prote√ß√£o Individual (EPI). O Minist√©rio da Sa√ļde recomenda que a utiliza√ß√£o de equipamento de prote√ß√£o seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doen√ßa, contatos domiciliares e profissionais de sa√ļde. Para √°reas com transmiss√£o local da doen√ßa, √© recomendado que idosos e doentes cr√īnicos evitem contato social como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomera√ß√£o de pessoas.

Vacina (H1N1, H3N2 e Influenza B)

A vacina contra a gripe tamb√©m √© recomendada e a Campanha Nacional de Vacina√ß√£o ter√° in√≠cio nesta segunda-feira no dia 23 de mar√ßo, quando idosos e profissionais de sa√ļde ter√£o prioridade para se vacinarem. A vacina contra a influenza garante prote√ß√£o para tr√™s tipos de v√≠rus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina n√£o apresente efic√°cia contra o coronav√≠rus √© uma forma de preven√ß√£o para outros v√≠rus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respirat√≥rios e acelerarem o diagn√≥stico para o coronav√≠rus.

√ĀREAS COM TRANSMISS√ÉO COMUNIT√ĀRIA
Para √°reas com transmiss√£o comunit√°ria/sustentada √© recomendada a redu√ß√£o de deslocamentos para o trabalho. O Minist√©rio da Sa√ļde incentiva que reuni√Ķes sejam realizadas virtualmente, que viagens n√£o essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando poss√≠vel, realizar o trabalho de casa (home office). Adotar hor√°rios alternativos para evitar per√≠odos de pico tamb√©m √© uma das medidas recomendadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde aos estados.

Para as institui√ß√Ķes de ensino, √© recomendado o planejamento de antecipa√ß√£o de f√©rias, procurando reduzir preju√≠zos no calend√°rio escolar, inclusive com a possibilidade de utilizar o ensino √† dist√Ęncia.

As medidas de preven√ß√£o se estendem √†s pessoas para a diminui√ß√£o da propaga√ß√£o do coronav√≠rus. Cada um √© respons√°vel por a√ß√Ķes para se manter saud√°vel e impedir a transmiss√£o da doen√ßa.

CEN√ĀRIO DE ALTA TRANSMISS√ÉO
No caso de um novo cen√°rio, em que a transmiss√£o estiver alta, a mudan√ßa de comportamento e rotina ser√° imprescind√≠vel no enfrentamento do coronav√≠rus. Nesse sentido, adotar hor√°rios alternativos para evitar aglomera√ß√£o de pessoas √© uma das recomenda√ß√Ķes, como fazer as compras e utilizar o transporte p√ļblico, por exemplo, fora do hor√°rio de pico. Quanto √† frequ√™ncia nas academias, a orienta√ß√£o √© de optar por se exercitar ao ar livre em vez de fazer aulas de gin√°stica em locais fechados.
As medidas s√£o recomenda√ß√Ķes da Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) e foram – e est√£o – sendo utilizadas nos pa√≠ses em que se encontram em surto para diminuir a transmiss√£o dos v√≠rus, evitando chegar ao n√≠vel da It√°lia.

O plano deve incluir também a compra de suprimentos, para ter em mãos caso a pessoa fique doente ou cuidando de alguém da família enfermo. Com isso não haverá necessidade de sair de casa.
Para idosos, doentes cr√īnicos e pessoas com outras condi√ß√Ķes especiais, como tratamento de c√Ęncer, transplantados, doente renais, a recomenda√ß√£o √© conversar com o m√©dico sobre cada caso.

Caso a pessoa contraia o coronav√≠rus, apenas o m√©dico pode aconselhar se o atendimento hospitalar for mais apropriado. No entanto, se for cuidador da pessoa com coronav√≠rus, a recomenda√ß√£o √© consultar as orienta√ß√Ķes para profissionais de sa√ļde ao cuidar de algu√©m com COVID-19 em ambiente hospitalar. As orienta√ß√Ķes est√£o em www.saude.gov.br/coronavirus

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Para evitar a prolifera√ß√£o do v√≠rus, o Minist√©rio da Sa√ļde recomenda medidas b√°sicas de higiene, como lavar bem as m√£os (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com √°gua e sab√£o, e, de prefer√™ncia, utilizar toalhas de papel para sec√°-las.
Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.
Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.
Al√©m disso, as m√°scaras faciais descart√°veis devem ser utilizadas por profissionais da sa√ļde, cuidadores de idosos, m√£es que est√£o amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronav√≠rus. Tamb√©m √© importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas resid√™ncias medicamentos para a redu√ß√£o da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, al√©m de medicamentos de uso cont√≠nuo.