Últimas Notícias

Sintaf contrata profissional de psicologia para atender servidores do FISCO

 

Manter a saúde mental durante a pandemia do coronavírus é fundamental para enfrentar a crise e manter a produção laboral. Foi pensando no bem-estar dos servidores do grupo Fisco, que a presidência do Sintaf-MA se empenhou na contratação de uma psicóloga para identificar demandas psicológicas geradas ou agravadas durante o período.

 

Após a identificação sobre a atual condição de trabalho dos servidores, a psicóloga propõe uma metodologia que envolve três encontros on-line, de forma individual. No primeiro encontro, com duração de 20 a 30 minutos, onde será realizada a anamnese (entrevista realizada pela profissional que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma possível doença psicológica).

 

No segundo encontro será aplicado o teste psicológico. Já no terceiro, a profissional realizará a entrevista devolutiva. Após cumprir essas etapas, a psicóloga realizará a elaboração dos laudos.

 

Para a realização das etapas com a segurança e o mínimo de interferência externas, a orientação é que cada funcionário esteja em horário de folga ou em seu intervalo.

 

Nesse primeiro momento, a prioridade será entrevistar os 80 servidores na ativa, que se encontram em atuação nos postos da Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão. Estes profissionais terão a preferência no atendimento devido a sobrecarrega de trabalho dos últimos meses, por conta da suspensão das atividades dos servidores inseridos no grupo de risco e afastados de suas atividades.

 

Em um segundo momento, o serviço será oferecido a todos os sindicalizados que tiverem interesse. No entanto, em caso de necessidade e urgência, qualquer sindicalizado já poderá solicitar uma avaliação.

 

A psicóloga responsável pelo atendimento, Luana Campelo, explica que nesta primeira fase será realizada uma busca ativa nos postos e agências para a identificação dos servidores que necessitam de ajuda profissional.

 

A psicóloga destaca que a avaliação inicial do paciente será realizada em uma ou duas etapas. “´O primeiro contato visa investigar os impactos da pandemia sobre a saúde mental dos sindicalizados e de sua produtividade laboral”, explicou. Os resultados obtidos da avaliação, apontados pela contratada, embasarão um planejamento que contribuirá com a Sefaz na reestruturação das ações das unidades fiscais.

 

Além das sequelas físicas, a pandemia tem trazido muitos problemas psicológicos. A medida que as notícias sobre o surto de coronavírus continuam dominando os noticiários, e paralelo ao trabalho excessivo de quem continua na ativa, a mente tem ficado sobrecarregada, e em estado de alerta.

 

Por conta do momento, muitas vezes surgem a ansiedade, o medo e os comportamentos problemáticos. Quando o medo assume o controle, tanto o sistema nervoso quanto a parte emocional do cérebro ficam sobrecarregados.

 

Diante das dificuldades do período, relatadas pela profissional, o Sintaf orienta que se você tem se sentido ansioso, sobrecarregado mentalmente e fisicamente, ou até mesmo confuso, entre em contato com no telefone fornecido para o agendamento da primeira entrevista. “Essa é mais uma ação desempenhada pela atual gestão do Sindicato, visando colaborar com os nossos filiados. Neste primeiro momento, estendemos a ação prioritariamente para todos os 80 servidores que estão na ativa e sobrecarregados nos postos fiscais da Sefaz, independentemente de serem associados ou não, mas este é mais um benefício que chega para o nosso sindicalizado”, orienta o presidente do Sintaf, Heldon Menezes.

 

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (98) 984557873 e agendar uma avaliação com a psicóloga.