Informataf, Últimas Notícias

Sintaf apresenta prestação de contas e atividades de 2022 em Assembleia Ordinária

Com o intuito de dar a devida publicidade, transparência e credibilidade à gestão, a presidência do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão (SINTAF- MA), realizou, de acordo com o estatuto social da entidade, a assembleia para prestar contas referente ao exercício de 2022.

Agentes e Auditores, entre ativos, aposentados e pensionistas, estiveram presentes, na manhã desta quinta-feira (23), no auditório da sede do Sindicato, localizado na Rua do Egito, nº233, para acompanhar as informações sobre os gastos com as atividades sindicais. O evento teve início após a segunda chamada, às 10h.

A assembleia iniciou com a fala do presidente do Sintaf-MA, Heldon Menezes, que abriu os trabalhos enfatizando sobre a atenção da entidade em relação à demanda salarial da categoria, que no conjunto de solicitações encontra-se como prioridade os aposentados e pensionistas, principalmente os que não tem direito à paridade, para que sejam contemplados com um aumento em suas tabelas de vencimento. “Em proposta, de conhecimento do Secretário de Fazenda, pleiteamos um reajuste de 20% na folha de pagamento para aposentados e pensionistas, tendo em vista o percentual de acúmulo inflacionário, dos últimos 8 anos, ser de aproximadamente de 60%”, reiterou o presidente sobre o empenho em resolver a questão.

O presidente ainda apresentou um comparativo em relação ao crescimento da arrecadação do Estado do Maranhão e a defasagem salarial da categoria do fisco. “Estamos articulando junto a lideranças políticas, uma audiência com o governador, para, embasados em dados levantados por nossa diretoria, informar ao chefe do executivo maranhense, que a arrecadação acumula aumento de 154% nos últimos 8 anos e, contrariamente, tendo em vista somente o índice inflacionário do período, os salários da categoria decresceram 62%. Esse paradoxo não tem justificativa alguma plausível. Se a arrecadação aumenta, o salário do fisco, responsável direto por alcançar as metas estipuladas, e até mesmo ultrapassá-las, deveria estar na mesma corrente ascendente de reajuste e não seguindo um sentido de decréscimo”, exemplificou.

O contador do SINTAF, Antonio Pedro Nunes Gamita, apresentou a destinação dos recursos investidos em 2022 pela entidade, como folha de pagamento do Sindicato, (profissionais, assessoria, serviços), além das despesas administrativas cotidianas do sindicato. Após a leitura dos custos, o presidente fez algumas considerações em relação a diminuição de alguns custos administrativos que serão feitos para 2023, que trarão maior eficiência financeira com mais resultados para a boa gestão dos recursos da entidade. A assembleia aprovou por unanimidade a prestação de contas oficial referente ao ano de 2022.

Ainda em discurso, o presidente Heldon Menezes destacou a importância da participação dos filiados para o acompanhamento da prestação de contas. “Hoje apresentamos as contas do Sindicato, com o sentimento de respeito e compromisso, assumido com todos os nossos sindicalizados, onde apresentamos tudo com transparência e democracia, pois a prestação de contas é dever de todo representante dos servidores da Fazenda, afinal o dinheiro que mantém a entidade é dos nossos associados”, comentou.

Sobre os investimentos, o presidente do Sintaf ainda fez questão de enumerar algumas ações que estão em desenvolvimento com foco na maior comodidade e acesso dos sindicalizados, como por exemplo, o estudo que está sendo feito no sentido de viabilizar um novo local para a sede da entidade, se for caso e a categoria entender que será mais salutar e vantajoso.  “Com o arrefecimento do momento pandêmico precisa-se pensar em mecanismos de gestão que agreguem valor e possam servir a todos os sindicalizados de forma eficaz para valorizar a categoria”.

Heldon Menezes destacou ainda do diálogo que tem mantido com o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro para tratar sobre outras demandas da categoria. Entre todas as atividades listadas, e outras que ainda seguem em planos, o presidente reiterou o compromisso de atender continuamente aos anseios dos sindicalizados.